sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ricardo Barcellos na Central

Start:     Sep 27, '12 7:00p
End:     Nov 27, '12 7:00p
Location:     Rua Mourato Coelho 751 - São Paulo/SP
::
Mediações de Risco

            O trabalho de Ricardo Barcellos traz a tona uma significação possível da fotografia, nos dias de hoje, como reprodução, imitação e falsificação do real, ao usá-la como linguagem híbrida entre à documentação e às novas significações da imagem introduzidas pela era digital. Segundo ele: “criamos uma infinidade de filtros e interfaces que funcionam como ‘redes de proteção’ de nossas experiências. São as estratégias de risco controlado, ou play safe, como dizem os americanos. Num exercício da metalinguagem Ricardo constrói filtros - que passam pela escolha da própria imagem, escala, suporte e intervenção técnica - para, com certa ironia, propor ênfase a realidade. Sua estratégia passa pelo ‘aliciamento’ publicitário do sistema fotográfico, para construir simulacros da natureza e firmá-la como a maior invenção da cultura, o que o torna um mediador que produz imagens, objetos, histórias e situações. São apropriações simples, onde a construção da narrativa se dá com a edição (escolha), corte, tratamento e, em alguns casos, com a junção de imagens independentes e distantes. “Utilizo essa natureza híbrida , gerando imagens que ficam no limite entre ficção e realidade, entre uma imagem objetiva e subjetiva, direta e indireta (manipulada)”, afirma o artista.
            E é neste exercício que se situa “Floresta”, que abusa da escala para nos colocar na cena. A fotografia apresenta um floresta densa com vários animais que nos confundem. De longe parecem reais mas sua coexistência levanta suspeitas. Ricardo, cita Robert Smithson que dizia que: “as câmeras têm algo de abominável, porque possuem o poder de inventar muitos mundos”, e completa: “isso se dá, justamente, por nos permitir estabelecer uma relação dialética entre a linguagem e mundo físico”.
            Em “ artifícios” Ricardo realiza uma explosão proposital numa madrugada de neblina, próximo a represa Billings em São Paulo. O resultado é uma imagem bela e lúdica, montada a partir da sobreposição de dois momentos: a neblina e os fogos de artifício. A imagem resultante nos coloca no limite entre a ficção e o registro instantâneo, numa espécie de alquimia entre natural e artificial.
            Em “Icebergs”(e nas demais fotos) a intervenção digital gera suspeitas. Trata-se do registro pessoal de uma expedição marítima à Antártica, em 2011, a bordo de um veleiro. No retorno, o artista resolve “recontextualizar” algumas imagens através da manipulação da cor. Para afirmar que a questão ali não está nos discursos ecológicos e reafirmar a natureza objetual, as três imagens desta série são exibidas em pequenos backlights que realçam a linguagem fetichizante e publicitária. Com este trabalho, ele indaga: “o que é real?” Segundo o artista: “Temos uma necessidade inerente por signos e imagens, que geram uma constante tensão entre o mundo e sua projeção imagética. É o desejo por um lugar vazio, por aquilo que não está dado, que está oculto, na estranheza de um mundo que não é realidade nem ficção, mas alguma dimensão intermediária que só existe enquanto possibilidade ou "coincidência significativa".
            Coincidência esta, encontrada em “Dubai”, imagem realizada em 2009 numa pista de esqui cenográfica em um Shopping onde a temperatura externa estava por volta de 45°C, que denuncia a estranheza do artifício através de uma fotografia direta e objetiva, com enquadramento de cartão postal, luz fria e melancólica.
            No vídeo, “O filtro é o Google”, o artista denuncia já no título que é a interface que da acesso ao seu desejo. É a ferramenta virtual que filtra a consciência do autor. Sartre dizia que: "Sem dúvida alguma, quem deseja sou eu, e o desejo é um modo singular da minha subjetividade. O desejo é consciência, já que só pode existir como tal (...)". Na busca desta consciência, como um processo de reflexão, Barcellos vasculha, no site de busca, procurando por suas “palavras chave”. As imagens escolhidas, a partir de então, são editadas, impressas, filmadas e colocadas em movimento, sugerindo um jogo narrativo de possíveis associações que acabam não acontecendo, frustrando a compreensão do espectador, que é jogado dentro de um labirinto sem saída.
            Explorando o potencial híbrido da fotografia, Ricardo procura insinuar uma construção ficcional e propor um enigma que deve ser resolvido por cada um, a partir de seu próprio repertório. Esses “eventos”, que chama de "coincidências significativas", dependem da nossa atribuição de valores simbólicos e é por isto, segundo ele, que “permanece nebulosa a reconciliação entre imagem e mundo”.

Por Franz Manata
Curador


.
Mediações de risco' de Ricardo Barcelos na Cantral Galeria de Arte
Abertura: 27 de setembro, às 19h (convidados) – Visitação: de 28 de setembro a 27 de novembro de 2012

˙ · Na série inédita que traz para a Central Galeria de Arte, Ricardo Barcellos (Porto Alegre, RS, 1969) reúne 15 fotografias e dois vídeos que permeiam o limite entre a ficção e o real para discutir a existência do que o fotógrafo classifica como “interfaces” nas experiências humanas. Segundo Barcellos, “criamos uma infinidade de filtros que funcionam como ‘redes de proteção’ de nossas experiências. São as estratégias de risco controlado, ou play safe, como dizem os americanos”. Intitulada Mediações de risco, a exposição tem curadoria de Franz Manata e fica em cartaz até o dia 27 de outubro, na sala 4 da galeria.
Uma das mais significativas obras da mostra, a fotografia Floresta foi impressa em metacrilato e toma toda a atenção do espectador pela escala grandiosa (290×360cm). Realizada em um parque temático, onde a natureza é ofertada com simulacro, a imagem traz uma mata repleta de bichos que, avistados de longe, parecem reais. Um olhar mais aguçado revela a dualidade irônica proposta pelo artista: os animais são todos falsos e estão aparafusados nas árvores, imóveis.
Montada a partir de duas imagens distintas, a fotografia Artifício evoca o limite entre a ficção e o real, ao trazer uma paisagem com neblina e a queima de fogos de artifício. Se por um lado ela se assemelha as fotografias contemporâneas de guerra, por outro traz o elemento que mais interessa ao fotografo nessa exposição: a incerteza criada pela fusão da neblina com as cores, gerando uma visão turva, nebulosa, uma espécie de alquimia de elementos. Barcellos continua a explorar a temática do irreal com a série de três imagens denominada Icebergs. Exibidas em pequenos backlights, as imagens mostram icebergs que tiveram suas cores manipuladas pelo artista, trazendo às imagens um caráter de desconfiança e questionamento sobre suas veracidades.
Explorando o potencial híbrido da fotografia, Barcellos criou fusões a partir de duas imagens independentes retiradas de seus arquivos de viagem, formando outra tônica desta exposição. Um tubarão de aquário com um chinês parado em uma ruela de Xangai ou uma zebra e um homem caído no chão de Moscou são exemplos das composições criadas pelo fotógrafo para, segundo o curador, “insinuar uma construção ficcional e propor um enigma que deve ser resolvido por cada um, a partir de seu próprio repertório”. Segundo o artista, “temos uma necessidade inerente por signos e imagens, que geram uma constante tensão entre o mundo e sua projeção imagética. É o desejo por um lugar vazio, por aquilo que não está dado, que está oculto, na estranheza de um mundo que não é realidade nem ficção, mas alguma dimensão intermediária que só existe enquanto possibilidade ou 'coincidência significativa'".
Completa a exposição o vídeo Google filter, no qual a ferramenta virtual serviu como o filtro do autor na busca por imagens escolhidas através de palavras chave que definem os interesses conceituais de todo trabalho. Impressas como fotografias para depois serem filmadas e postas em movimento, as imagens sugerem uma narrativa pouco lógica que permite diversas associações e, por isso, acabam frustrando a compreensão do espectador pela total desorientação.
No mesmo período a Central Galeria de Arte abriga ainda mais três mostras em suas outras salas expositivas. São elas: 1722, une infinité de desseins differens, que resgata os desenhos geométricos do padre carmelita Dominique Douat, que viveu no início do século XVIII; Salto, exposição individual de Alexis Iglesias e Quando o jardim dorme, o quarto respira, individual de Vivian Kass.

Sobre o Artista:
Ricardo Barcellos (Porto Alegre, RS, 1969), graduou-se em Comunicação Social na PUC-RS em 1991. Em 1997 morou em Nova Iorque, onde fez um curso em manipulação de fotografia digital no International Center of Photography. Com um currículo repleto de prêmios, como o Hasselblad Latin America Photo Competition (2011), FCW de Arte, Ciência e Cultura (2010) e a seleção no Porto Seguro de fotografia (2009), Barcellos já realizou importantes exposições individuais e participou de coletivas no Brasil e exterior. Entre as principais, Ruína em Construção (Galeria Lunara, Porto Alegre, 2011), Peso y Levedad (Instituto Cervantes, Madrid, Espanha, 2011), Trilogia Vermelha – China (Pinacoteca de São Paulo, 2011), Coleção Pirelli – Masp de fotografia (MASP, 2010) e Loa (Pinacoteca de São Paulo, 2001). O fotógrafo conta ainda com uma extensa lista de publicações e tem seus trabalhos em importantes coleções de fotografia.

Sobre a Galeria
A CENTRAL iniciou suas atividades em novembro de 2010. Seu foco é promover artistas que tenham uma proposta instigante, que sejam fiéis às suas intuições e que nos façam pensar com suas obras, pois aqui a arte é vista como um processo cognitivo, um processo de descoberta que nos ajuda a ver e viver melhor. Seu objetivo é o de criar condições para o pleno desenvolvimento destes artistas e a divulgação de suas atividades. Discussões sobre arte e sociedade, também fazem parte de sua programação, além das exposições temporárias e do acompanhamento e documentação de seus trabalhos.

Mediações de Risco, de Ricardo Barcellos
Abertura: 27 de setembro, às 19h
Visitação: Até 27 de novembro de 2012
Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 10h às 17h
CENTRAL Galeria de Arte
Rua Mourato Coelho, 751 - São Paulo SP
Telefone: +55(11) 2645-4480


Fonte: Martim Pelisson (Pool de Comunicação)


‾‾‾‾‾ ΅ * ΅ ‾‾‾‾‾
IMAGENS da EXPOSIÇÃO "Mediações de Risco"
________________________________________________________________________________
º] | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | >*< | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | [º
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯