sábado, 3 de novembro de 2012

Marcela Tiboni na Central

Start:     Nov 8, '12 7:00p
End:     Dec 15, '12 5:00p
Location:     Rua Mourato Coelho 751 - São Paulo/SP
::
Pintura ativada, fotografia promíscua: jogos metalinguísticos de Marcela Tiboni

            O grito da pintura de Marcela Tiboni ainda ecoa. Bate na fotografia, rebate no vídeo e ressoa alto na performance. Ainda assim é uma problemática da representação, como também da tela, que se vivifica em ação.
            Há cerca de uma década os contos e as histórias da arte tanto incomodam quanto instigam a artista, que reage com veemência em atitudes que parecem querer, através de suas criações, esclarecer algo, reatar elos e traçar novos contornos no campo movediço dos sentidos da arte, de seu passado à contemporaneidade. O gesto é contundente, direto: tinta na pele, tela no corpo. Com jogos metalinguísticos, Marcela contorce e mistura linguagens a fim de delas extrair possíveis chaves de compreensão.
            Assim, suas escolhas recentes vão ao encontro dos primórdios da identidade do que seria uma “pintura brasileira”. Ao eleger como ponto de partida duas pinturas de Almeida Júnior (O derrubador brasileiro, 1879 e Caipiras negaceando, 1888), Tiboni trava um diálogo intenso, ou mesmo uma batalha ferrenha. Não por acaso os elementos escolhidos como síntese dessas pinturas são o machado e a arma de fogo. E, através desses instrumentos acintosos, ela desdobra suas ações, do repouso ao voo livre, da espreita ao fogo cruzado; numa sequência de fotografias que transforma o espaço expositivo num campo de batalha, em que a artista “passionalmente” confronta a si própria e no qual o público não sai imaculado. Um ensaio Sobre a força e a coragem.
            Assim como a fotografia, a pintura acadêmica se realiza através de construção de cenas, ou, de outro modo, através do recorte de tempo e espaço. Isso naturalmente nos leva a especular sobre seu entorno (o que veio antes e o que virá depois? Quem esteve ali?). É aí que Marcela “penetra” no quadro, como quem quer estar e participar daquele momento forjado há mais de um século pelo pintor Almeida Júnior. Ela entra no bang bang para ser caçador e caça, tira o personagem do descanso e usa seu poderoso machado. De alguma forma, ativa o quadro.
            Mas os tempos são outros e a artista não é heroína. Sua fotografia é promíscua e nela cabe de tudo: do diálogo com a pintura aos recursos de edição digital. A sombra que não encontra a figura, a multiplicação do personagem, a arma cenográfica, o jeans e o tênis são índices que deslocam nossa percepção e nos fazem atravessar um século de história da arte, nos situando no presente. Além da força, a artista traz ironia, destensionando o rigor acadêmico da arte -- seja de ontem, seja de hoje -- e, por meio de suas canhestras situações de combate, escapando a eventuais expectativas épicas típicas da cultura colonial, ou globalizada. Entre camuflagens e aparições, entre intenções e atuações, Marcela Tiboni se apresenta de peito aberto ao experimentalismo e seus inevitáveis riscos.


por Rodrigo Braga
Artista


.
Sobre a força e a coragem, de Marcela Tiboni

˙ · Exposição traz fotografias em que a artista aparece interagindo com um machado e uma espingarda. Partindo de um trabalho realizado sobre a obra Caipiras Negaceando, de Almeida Junior, a pesquisa de Marcela expandiu-se para um ensaio fotográfico em que a força e a coragem, como valores de nossa cultura, aparecem hora como impulso autodestrutivo, hora como conteúdo ritualístico em que as armas são transformadas em objetos de culto, mas sempre com a desconcertante e escancarada certeza de que tudo não passa de uma encenação.

Individual de Marcela Tiboni
Texto crítico: Rodrigo Braga
16 fotografias ineditas realizadas em 2011 e 2012
Abertura: 08/nov/2012 às 19h
Visitação: 09/nov/2012 a 08/dez/2012
Horários: 10h às 19h de segunda a sexta, 10h às 17h aos sábados
CENTRAL Galeria de Arte
Av. Mourato Coelho, 751 - São Paulo SP
Telefone: +55(11) 2645-4480


Fonte: Marcela Tiboni


‾‾‾‾‾ ΅ * ΅ ‾‾‾‾‾
IMAGENS da EXPOSIÇÃO "Sobre a força e a coragem"
________________________________________________________________________________
º] | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | >*< | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | [º
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯